Visão e Projeto

Visão

Durante muito tempo debatemos o fato de o IME não ter uma associação de ex-alunos. Acreditamos que uma instituição com a grandeza e a história do IME merece ter ainda mais projeção e relevância no cenário nacional e internacional.  Acreditamos no imenso potencial dos alunos e ex-alunos do instituto e na sua capacidade de contribuir para melhorar o nosso país. Acreditamos que pessoas com esse potencial e que tiveram a oportunidade de estudar em uma das melhores escolas de engenharia do mundo têm o dever de contribuir para melhorar a vida das pessoas que os cercam.

Um dos instrumentos que acreditamos ser essencial nesta tarefa seria uma associação em torno da qual possamos nos unir para maximizar nosso impacto na sociedade. Essa associação teria a mesma cultura de excelência e os mesmos valores de cooperação e comprometimento que vivemos no IME. Uma comunidade forte e conectada seria de grande valor para a construção de nossos relacionamentos profissionais e pessoais, para a construção de nossas carreiras e, por fim, para o nosso sucesso. Construir tal comunidade tornou-se nossa visão e projeto.

Assim sendo, delineamos inicialmente os seguintes objetivos para esta associação (ainda em debate):

a) Fomentar a integração social e o networking profissional entre seus membros e de seus membros com a comunidade IME (oficiais, professores e alunos);

b) Contribuir para a formação e o desenvolvimento do perfil profissional e dos valores de seus membros e dos alunos do IME;

c) Atuar como agente de integração entre o mercado de trabalho e a comunidade do IME (Instituto, alunos e ex-alunos);

d) Contribuir para o reconhecimento, a consolidação e o engrandecimento do IME nos cenários nacional e internacional.

e) Apoiar os seus membros no desenvolvimento da suas vidas profissionais e na missão de contribuir significativamente para mudar o nosso país e a nossa sociedade

O Projeto

Sendo assim, neste ano de 2011, iniciamos o projeto de criação de tal Associação (nome a ser definido). Esse projeto está sendo implementado em ondas, visando criar e consolidar uma Associação auto-sustentável, com objetivos claros, valores sólidos e iniciativas planejadas.

A primeira onda inclui a criação formal da Associação como organização sem fins lucrativos, formalmente registrada junto aos órgãos competentes brasileiros. Essa primeira onda também inclui o desenvolvimento de um website básico escalável que reaproveitará a base de dados do antigo site ExIME (velho conhecido de muitos de nós) e poderá ser melhorado ao longo do tempo. Por fim, iniciamos também um projeto piloto de um Programa de Mentoring para atuais alunos do IME, onde alguns de nós ex-alunos está doando seu tempo para orientar alunos do Instituto na construção do primeiro momento de suas carreiras. Esse programa já é uma realidade e hoje tem 6 alunos mentorados e 4 mentores.

As ondas seguintes incluirão a implementação de funcionalidades adicionais no website, o fortalecimento de nossos valores como comunidade, a construção de uma cultura de networking e a implementação de reuniões periódicas de Alumni, dentre outras iniciativas. Nos meses de Agosto e Setembro, pretendemos discutir e priorizar as iniciativas que farão parte da segunda onda.


Deixar minha opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: