Estrutura de Governança da Associação

Para garantir a governança adequada e a continuidade do processo de desenvolvimento da Associação, após sua fundação intencionamos implementar um “Conselho”, o qual terá o papel de revisar o trabalho da diretoria e garantir que ele esteja alinhado com o interesse dos membros da Associação.

Você concorda com a idéia? Se sim, como você acha que deveriam ser escolhidos os membros do Conselho? Por meio de eleição? Com que periodicidade?

Sobre Time De Projeto
Projeto de Criação da Associação de Ex-alunos do IME.

4 Responses to Estrutura de Governança da Associação

  1. Gustavo - COMPUTACAO95 disse:

    Na minha opinião, devem haver pelo menos dois conselhos: deliberativo e fiscal.

    O conselho deliberativo teria como atribuições mínimas a definição do orçamento anual (e suas revisões), fiscalização das ações da diretoria, proposta de alterações estatutárias, planos de aplicação do patrimônio e seria a última instância em recursos administrativos.

    Ao conselho fiscal caberia a aprovação das contas da associação.

    Proponho entre 3 a 5 membros para cada conselho e renovação bienal.

  2. Concordo com a opinião do Gustavo – COMP95. Deveria existir os 2 conselhos. Acho que o prazo bienal também está bom.

    Só faria com que a cada 2 anos, somente metade do conselho fosse renovado, evitando assim uma quebra muito grande de continuidade a cada 2 anos (se todo o conselho mudasse ao mesmo tempo). Ou seja, em 4 anos, se os conselheiros não fossem reeleitos, teriamos uma renovação completa.

    E quanto a reeleição? será que deveria ser permitido reeleição infinita do conselho? (Não tenho uma opinião formada sobre esse ponto ainda…)

    Renato
    COMP 07

  3. Nao sou especialista, mas, sobre o metodo de escolha, acho que votacao me parece ok. Voces poderiam utilizar os dados do Exime para gerar a lista de votantes.

    Me pergunto sobre o meio de votacao (seria por email??).

    Talvez alguem com experiencia no assunto poderia esclarecer…

    Abs
    Thiago (05)

  4. Ermirio SC disse:

    Bom, imagino que vocês já tenham visto como funcionam as outras associações. Um bate papo com a AAA-ITA seria ótimo e imagino que já foi feito. Isso porque por mais que estejamos interessados, a experiência conta e talvez possamos aproveitar o aprendizado deles. Posso procurar entrar em contato, se for necessário, mas confesso que dado o tempo que tenho disponível atualmente, não seria prudente eu assumir isso. Uma coisa que acho fundamental é termos sempre foco na ética e transparência. Seja qual for o formato adotado, se é previsto a manipulação de dinheiro alheio, acho que deve constar na convenção da associação uma obrigação de publicação de receitas e gastos no site para que todos possam acompanhar. Quantas foram as sociedades que começaram cheias de ideais até que um grupo de chacais assumisse numa determinada eleição e tomasse conta de tudo. Seria muito ruim e é um risco real. Temos que amarrar bem isso, pois a liderança de um grupo como este propicia muito poder e infelizmente alguns humanos não resistem muito a ele. Nesse sentido, acho que deve ser terminantemente proibida a reeleição infinita.

%d blogueiros gostam disto: