Estrutura Organizacional da Associação

Nossa sugestão de estrutura organizacional para a Associação e suas funções é:

  • Presidente: representante institucional da Associação. Executivo responsável, em última instância, pelo andamento das atividades da Associação.
  • Diretor Administrativo: responsável pelo cadastro de sócios e pelo gerenciamento da equipe interna da associação.
  • Diretor Financeiro: responsável pelas finanças da Associação.
  • Diretor de Tecnologia: responsável pelo site e pelo apoio de TI para outras diretorias.
  • Diretor de Marketing e Comunicação: responsável pela estratégia de marketing e sua implementação e pelo desenvolvimento e gestão da comunicação corporativa.
  • Diretor Social: responsável pela organização e divulgação de eventos.

Você concorda com elas? Tem alguma sugestão? Qual a sua opinião?

Sobre Time De Projeto
Projeto de Criação da Associação de Ex-alunos do IME.

7 Responses to Estrutura Organizacional da Associação

  1. Gustavo - COMPUTACAO95 disse:

    Pela descrição me pareceu que a estrutura poderia ser simplificada com a fusão das diretorias Administrativa com TI e Marketing e Comunicação com a Social.

    • Também gosto de estrutura enxuta e simples, mas nesse caso acho que deixaria a diretoria sobrecarregada. Para organizar um único evento, ou mesmo um mailing para a Comunidade dá trabalho pra caramba! Como participar da organização significa doar tempo fora do trabalho pra isso, ou seja, tempo escasso, eu prefiro mais funções com escopos menores de trabalho.

      Fernando – COM2005

  2. Concordo com a estrutura sugerida e com o comentário do Fernando – COM95. Simplificá-la daria uma carga de trabalho enorme quando na execução de qualquer evento.

  3. Parece uma estatal.

    Se pensarmos que os participantes dedicarão parte de seu tempo à associação, basta que o(s) responsáveis por ela, peçam aos demais um pouco do seu tempo para o desempenho de uma atividade. Como quando dividíamos as tarefas de um projeto, cada um fazia uma parte e depois juntávamos o todo (era difícil fazer funcionar, mas no final funcionava).

    Carlos – COM1972

  4. leomes disse:

    Interessante quanto à descrição “outras diretorias” dentro da Diretoria de TI. Isso me leva a crer que a Associação será de âmbito Nacional e terá diretorias regionais espalhadas em outras regiões do País. Já tem idéia de onde será a sede? Acredito que no RJ, pois é onde está o IME. Mas nada impede que a sede seja em Brasília, nossa capital política. Será que a Associação terá engajamento político? Se positivo então há de se pensar em uma diretoria de assuntos legislativos, ou coisa do gênero.

  5. Ermirio SC disse:

    Acho a proximidade com o IME muito importante. Se houver algo a se fazer em Brasília, que se viaje para lá – certamente haverá mais o que participar no próprio IME. O Carlos, da 72, sugeriu algo bem livre. Acho interessante, mas em 2011 digo que pode ser perigoso. Sugiro então algo misto: a diretoria ‘estatal’, onde existe a figura de um coordenador (o diretor – aliás o nome poderia ser coordenador, que acham? Bem mais simpático aos ideais de igualdade e fraternidade que estamos sugerindo) e um funcionamento de wiki, onde todos colaboram. Assim, cada coordenador deveria ter algo de líder para estimular a cooperação entre membros para execução de tarefas, como falou nosso veterano Carlos. Acho que seria um sistema totalmente alinhado com a proposta da associação.

  6. brazao disse:

    Realmente é interessante ter outros “braços” da associação em outras regiões, não digo que seja uma diretoria, mas pelo menos um representante local. Não me deixa dúvidas que a sede tem que ser no RJ, tanto pelo IME quanto pela concentração de engenheiros.

    Brazao – Telecom 04

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