Objetivos (Missão) da associação de ex-alunos

Uma discussão de vital importância é quais serão os objetivos da Associação, em essência, sua razão de ser. Após discutirmos o tema com colegas mais próximos, chegamos a uma lista sucinta de objetivos que a futura associação de ex-alunos deveria perseguir:

Objetivos da Associação de Ex-alunos do IME

  • a) Fomentar a integração social e o networking profissional entre seus associados e de seus associados com a comunidade IME (oficiais e professores)
  • b) Contribuir para a formação e o desenvolvimento do perfil profissional e dos valores de seus associados
  • c) Atuar como agente de integração entre o mercado de trabalho e a comunidade do IME (Instituto, alunos e ex-alunos)
  • d) Contribuir no reconhecimento, consolidação e engrandecimento do IME no cenário nacional e internacional
Você concorda com eles? Gostaria de acrescentar algo? Comente!

Sobre Time De Projeto
Projeto de Criação da Associação de Ex-alunos do IME.

9 Responses to Objetivos (Missão) da associação de ex-alunos

  1. Acrescentaria:
    e) Apoiar e divulgar as colaborações do IME e ex-alunos para o desenvolvimento da Engenharia e do Brasil

    • leomes disse:

      Pessoal,
      Parabéns pela iniciativa. Sei que não é fácil fazer algo do tipo, mas vcs acertaram nessa ferramenta deste site para concentrar todas as opniões.
      Tenho uma sugestão a fazer.
      Vocês já pensaram em convidar o pessoal do ITA para participar?
      Que tal fazer uma associação de ex-alunos IME-ITA.
      Acredito que os anseios são semelhantes e assim estaremos ampliando nosso horizonte e ganhando força no cenário nacional.
      Pensem a respeito com bastante carinho.
      Só para esclarecer sou ex-IME 2005 CG. Ex-EB 2009.
      Abraços a todos
      Leonardo Mesquita

      • adersonime99 disse:

        Acho que misturar pessoal do ITA com do IME é algo confuso e fora de propósito. O pessoal do ITA já tem a associação deles. A cultura do ITA é diferente da do IME, o ambiente deles é completamente diferente.

        Acredito que a iniciativa de organizar uma associação é legal, mas se complicar demais ninguém aguenta, nem mesmo vocês que estão organizando. Se sofisticar demais será confusão e não sai nem o básico. O que acham?

      • @Anderson,

        Acho que abrir a discussão torna nossa iniciativa legítima perante a comunidade. Algumas iniciativas de criar a associação foram criadas antes, e algumas pecaram nesse aspecto, terminando com falta de apoio e sem se materializar. Entretanto, geraram aprendizados importantes que, neste momento, tentamos alavancar.

        Sendo assim, após discussões, consideramos imprescindível ouvir a todos e contar com o apoio de todos, partindo sempre do princípio de que esta a democracia falará mais alta no momento que tivermos que definir o formato da mesma.

        Compreendo, entretanto, seu ponto sobre ser pragmático, mas entendemos que sermos inclusivos e democráticos levará a uma associação mais forte e bem fundada, mesmo que possa demorar mais tempo.

        Um abraço,
        Fernando – COM2005

  2. Achei muito legal a ideia – mas ainda nao entendi bem. Talvez seja um problema meu de saber how to parse Mission statements. Nao deveria ser mais concreto? Ou pelo menos, vcs podiam colocar uma ideia concreta dos projetos ainda q ele nao entre no bla-bla-bla legal. Eu entendi o de mentoring – e achei super interessante. Mas para os outros topicos, teria como discutir o q poderia ser feito na pratica em cada um desses bullets ?

    O bullet (a) eh o q o Ex-IME faz, correto? Acho a iniciativa muito legal, embora confesso q eu nunca tenha usado ele e o q eu uso para saber quem estah fazendo o q eh o linkedin. Acho q algo como o Ex-IME integrado no linkedin seria muito interessante. Imagino q vcs tenham ideia mais concretas e estou curioso para ouvi-las. Entendo q mentoring se encaixa no (b). O q mais?

    Nao entendo (c) nem (d). Parece vago demais. O mesmo sobre o objetivo (e) q o Plinio sugeriu. Eu acho eles interessantes, mas eu sugerira incluir soh as coisas das quais temos examplos concretos.

    • Fala Paes Leme,

      Faço parte da organização desse projeto.
      O que definimos como objetivos da associação são os princípios gerais que ditam quais iniciativas poderão ser tocadas pela associação. São mais vagos mesmo, mas muito importante para decidirmos a respeito de levar a frente uma idéia ou não.

      Por exemplo, quando pensamos no programa de mentoring, este é uma iniciativa que tem que se enquadrar nos objetivos da associação. Ou seja, aqueles funcionam como um parâmetro de julgamento de quais iniciativas podem ou não ser tocadas.

      Repare que não entramos no mérito de qual iniciativa deve ser implementada primeiro.

      Fernando – COM2005

  3. Na minha opinião,o item (b) está muito focado em desenvolvimento profissional. Gostaria que esse item fosse expandido para englobar o desenvolvimento acadêmico também dos alunos e ex-alunos do Instituto.

    Minha sugestão ficaria assim: b) Contribuir para a formação e o desenvolvimento do perfil profissional, acadêmico e dos valores de seus associados,

    abs

    Renato Cordeiro – IME Comp 07

  4. Os pontos (a) a (d) estao muito bons, na minha opiniao. Networking, ajudar a desenvolver (aperfeicoar?) o profissional formado pelo IME, trazer empresas para o IME, e enriquecer nossa marca… Muito bom

    Gostei da letra (e) sugerida porque menciona o desenvolvimento do Brasil, algo que acredito que a maioria busca. Fora isso, eu tiraria o “Engenharia” da letra (e). Sei que o IME forma engenheiros, mas na pratica muitos de nos “ex-IME” buscamos desenvolver o Brasil de diferentes maneiras, nao necessariamente atraves da Engenharia.

    Abs

  5. Acho que o conjunto de objetivos propostos, incluindo o item e) formam um bom guia para decidir as futuras iniciativas da associação, que aliás tem um papel MUITO importante. Acredito que se os ex-alunos realmente buscarem aderir e levá-la à frente o IME será bastante fortalecido e ainda ajudará a difundir no nosso país uma cultura que valoriza a educação. Posso estar enganada, mas acredito que são poucas as instituições de ensino superior no Brasil que possuem uma associação forte de ex-alunos (e perdemos bastante por isso).
    Um grande abraço.

%d blogueiros gostam disto: