Nome da Associação

Um dos tópicos que temos discutido é a mudança do nome da Associação de ex-alunos do IME (hoje usualmente chamada de ExIME devido ao site homônimo). Por exemplo, o nome poderia ser “Associação dos Engenheiros do IME”. Algumas opções que estão em discussão (respectivamente: marca – razão social):

A) ExIME – Associação dos Ex-alunos do IME.

B) AEIME – Associação dos Engenheiros do IME

C) Alumni-IME

E você? Prefere qual das opções? ExIME é mais conhecido, mas remete a algo que já passou (“ex”). ExIME tem ainda a vantagem de comportar os outros perfis que possam vir a se membros da Associação (professores, mestres formados pelo IME, etc.). AEIME, apesar de pouco conhecida, remete ao título de Engenheiros do IME (algo que fica pra sempre). Por outro lado, não comporta tão bem outros perfis de membros.

O que você acha? Você teria alguma outra sugestão? Discuta conosco! Depois de compilarmos as sugestões do maior número possível de ex-alunos, será criada uma enquete para que os nomes sugeridos sejam votados.

Sobre Time De Projeto
Projeto de Criação da Associação de Ex-alunos do IME.

16 Responses to Nome da Associação

  1. Eu gosto do ExIME.

    O fato de remeter a algo que já passou não vejo como problema e sim como algo positivo, pois qualquer um ao ler percebe que o IME foi algo em comum no passado de todos.

  2. 3 ótimas opções. A primeira possui de forte a sonoridade, a terceira acho elegante. Mas apesar de não possuir uma sigla tão bela, a segunda opção aglutina os sentidos “Engenheiro” e IME.
    Meu voto vai para a segunda opção.

  3. Prefiro Alumni-IME. Exime era o nome da outra proposta que não está funcionando plenamente e AEIME remete aos engenheiros.

  4. ExIME. Para que reinventar?

  5. leaveras disse:

    AEIME é o que não combina… Digo por mim mesma, que deixei de ser Engenheira desde que me formei!!! rsrsrs. Por hora não tenho outras sugestões, mas ainda gosto do nome ExIME. Alumni tá bem também, fica internacional, mas não parece tipico do IME. MAs pode ser que seja só costume meso, ou que haja outras sugestoes logo.

  6. Gostei de AEIME, que valoriza nossa formação de engenheiros. Mas como não engloba outros perfis que possam também vir a se associar, me parece mais propício e claro Alumni-IME. Sou a favor da mudança de nome, não só pelo nome ExIME passar a idéia de alguém que já se desvinculou do IME, mas porque me parece a mudança dará um ar novo ao projeto. Pode parecer bobagem, mas acredito que ajuda.
    Abraços e parabéns pela iniciativa!

  7. Eu gosto de Alumni-IME e ExIME. Acho q prefiro ExIME pelo nome jah ser conhecido …

  8. Não gosto de AEIME por não incluir aqueles que não são necessariamente engenheiros mas que, na minha opinião, deveriam ser membros da associação (mestres, doutores, professores do IME). Com AEIME de certa forma também me sinto plagiando a AEITA, com o que não me sinto confortável.

    Por outro lado, gosto de ExIME por:
    1) já ser conhecido
    2) ser de fácil identificação do significado (você fala que alguém é ExIME, e sabe o que significa)
    3) ser de pronúncia fácil e curta, o que facilita que a marca seja lembrada e transmitida

  9. Desculpem-me por trazer uma informação tão antiga, mas lembro-me de uma associação de ex-alunos do IME chamada ADIME – Associação de DIplomados do IME.
    Creio que já não existe mais, mas fica a sugestão para o nome.
    A palavra diplomados engloba tanto graduação como pós-graduação.

    Carlos – COM1972

  10. largurajr disse:

    Na minha opnião ExIME, apesar de ser conhecido, dá a impressão de pessoas que entraram no IME e não terminaram! Alumni-IME tem letra demais, as FFAA adoram criar abreviações. Como um dos objetivos da Associação é divulgar o nosso Instituto, penso que uma sigla mais fácil seria melhor. Se tiver que escolher entre as três, AEIME é o melhor nome.
    Gostei muito da sugestão do Carlos Augusto “ADIME – Associação de DIplomados do IME”.
    Largura – Mec Auto 2005

  11. Goste de AEIME, contudo, a sigla ADIME é mais eufônica e mais abrangente no significado.

    Se não me engano, na frente da sala de informatica do básico tem uma placa em bronze ( ou qualquer outro metal…hehehe) que fala sobre essa antiga associação. mas posso estar errado..

    Abraços

  12. leomes disse:

    Pode ser União em lugar de Associação?
    Sou um defensor de que essa União deveria englobar os companheiros do ITA, pois tem formação semelhante à nossa, além de dar mais força representativa, sem perder a qualidade, sem inchar.
    Pode ser União dos Graduados pelo IME / ITA – UNIMETA?
    Se entendermos que uni passa a idéia de uma (unidade), então “UNIMETA” subliminarmente dá idéia de “uma única meta”. Dá idéia de concentração para atingir um objetivo, de foco (característica bem peculiar aos Engenheiros).

  13. adersonime99 disse:

    Acho que deveria ser o nome da associação mais antiga que se conhece com esse mesmo propósito. Todos devem lembrar da placa que há no corredor do básico, perto da secretaria, lembram? Se não me engano o nome que tem lá é ADIME ou AEIME, estou em dúvida. Lembro que o Cel AIEX é um dos fundadores. Até onde sei essa iniciativa não foi para frente, mas acredito que isso nos fortalece. O que acham?

  14. ranierifc2001 disse:

    Eu voto em Alumni-IME.
    *ExIME também é interessante, também não vejo problema em remeter-se ao passado como comentou o Renato. Também é de fácil identificação como mencionou o Bartels.
    *AEIME creio que não soa bem. Sigla grande, semelhante a ADIME e não se encaixa com outros perfis.
    *Mais uma vez, acho que não é o caso incluir alunos do ITA.
    *Já que é para criar um projeto novo e grande, vamos desvincular um pouco do passado. Vamos pensar em dar projeção internacional, quem sabe! Se não parece típico do IME, como mencionou a Lea, vamos então fazê-lo ser. Pra iniciar um projeto desses, vamos pensar grande e tentar fazê-lo. Alumni-IME é diferente, novo, internacional!

    Excelente iniciativa! Abraço a todos.
    Ranieri – FC2001

  15. Acho o nome ExIME fantástico mas como outros já mencionaram o nome Alumni-IME é mais “global”, além disso como toda a plataforma será reformulada vale a pena dar um “rebranding”.
    Enfim, meu voto vai para Alumni-IME

  16. Eu gosto de Exime – (i) mais sonoro, (ii) nome que jah existe, (iii) eh diferente da associacao do ITA (vale lembrar que, ao mesmo tempo que obtemos vantagens qd somos colocados no “mesmo saco” do ITA, nao conseguimos nos diferenciar deles – acho que precisamos nos diferenciar), e (iv) nao eh uma sigla gigante.

    Discordo da possibilidade de englobar alunos do ITA, visto que o que falei acima.

    Abs

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

